segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A estrada

Título: A estrada
Autor: Cormac McCarthy
Páginas: 234
Ano: 2007

O autor Cormac McCarthy explicou, em recente entrevista, que este livro é sobre o que a natureza humana possui de melhor. Difícil de concordar, mas não impossível.

"A estrada" é uma visão sombria de um mundo pós-apocalíptico onde um pai luta para manter seu filho vivo. Neste mundo devastado sem animais, comida ou plantas, alguns poucos sobreviventes comem carne humana para sobreviver.

O pai e o filho lutam para não chegarem a esse grau de selvageria, embora sejam constatemente caçados durante a jornada. A intensidade terrivelmente plausível das descrições é responsável por projetar nos leitores seus medos mais profundos.

Então, aos que não encontram mais perspectivas para os personagens, resta apenas acompanhar o relato sobre amadurecimento da profunda relação entre pai e filho. Ao observar deste ângulo, recebemos a mensagem do pai como um conselho: "Você tem que continuar seguindo. Não sabe o que pode haver adiante na estrada".

Talvez seja essa mensagem o motivo de tanto orgulho para o autor. O que restará ao homem quando não houver mais nada no mundo, nenhum sentido em estar vivo? Seguir em frente, sempre em frente. Difícil de extrair isso do livro, mas não impossível.

Um comentário:

  1. Prezada Mafalda,
    você escreve muito bem!!! Compartilho de impressões semelhantes às suas a respeito da obra de McCarthy.
    Virei seguidora!
    Essa boneca é sabida!

    ResponderExcluir