domingo, 19 de julho de 2009

A menina que roubava livros

Título: A menina que roubava livros
Autor: Markus Zusak
Páginas: 480
Ano: 2007

"Jesus, Maria, José!" Nunca tinha ouvido falar de um livro narrado pela Morte. Também jamais havia sido ameaçada por um narrador. "Você vai morrer." Mas tudo isso aconteceu quando comecei a ler a história de Liesel Meminger.

Liesel, filha de comunistas durante a dominação nazista, encontra a Morte três vezes entre 1939 e 1943. Os primeiros momentos de sua infância são marcados por pobreza, crueldade e tragédia. Um história triste que ela tenta abrandar com livros roubados.

Mas, seria a literatura realmente capaz de anestesiar dores reais? Uma boa história seria um abrigo seguro para uma vida ruim? Pode um livro, realmente, mudar uma vida?

Talvez esse livro tenha boas respostas às perguntas acima. Afinal, o amor à literatura é o fio condutor do romance. Os livros estão em toda a parte do confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto. Jesus, Maria, José! O que esse livro não foi capaz de fazer na minha cabeça de pano?

Um comentário:

  1. Ótimo post.

    Você escreve muito bem, parabéns! Estou ancioso para descobrir o desenrolar dessa trama, ler esse livro.Obrigado pela dica Mafalda de Pano!

    ResponderExcluir