segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Vidas Secas

Título: Vidas Secas
Autor: Graciliano Ramos
Páginas: 128
Ano: 1938

“Ergueu-se, assustado, como se os bichos tivessem descido do céu azul e andassem ali perto, num vôo baixo, fazendo curvas cada vez menores em torno do seu corpo, de Sinhá Vitória e dos meninos.” Os bichos eram urubus; as vítimas, retirantes do sertão nordestino.

Vidas Secas é um livro seco, áspero e cruel. Decidido a ressaltar um homem impulsionado pela sobrevivência e hostilizado pelo ambiente, pela terra, pela cidade. O narrador se envolve nas ações narradas e, assim como o personagem, não consegue apontar saídas para a condição de opressão.

Graciliano Ramos não age para atender qualquer expectativa do leitor. Seu objetivo é apenas passar uma visão crítica das relações sociais. Ao alcançá-lo, recebe um prêmio internacional como livro representativo da Literatura Brasileira Contemporânea. Vale acrescentar que o autor foi perseguido e preso durante o Estado Novo e ficou sem nada ao sair da prisão. Escreveu, muitas vezes, para ganhar dinheiro.

2 comentários:

  1. Mais uma vez mafaldita de pano acerta em cheio! Resenha objetiva e esclarecedora. É a boneca mais culta deste Brasil!

    ResponderExcluir