quarta-feira, 12 de maio de 2010

Os delírios de consumo de Becky Bloom

Título: Os delírios de consumo de Becky Bloom
Autor: Sophie Kinsella
Páginas: 432
Ano: 2001

O consumo é necessário para sobrevivermos. Já o consumismo está associado ao exagero, ao supérfluo e ao perdulário. Entender essa diferença é o objetivo principal do livro/filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”. A heroína da história, Rebecca Bloomwood, é uma jornalista norte-americana que não consegue se controlar no quesito compras. Seu vício, fio condutor do romance, leva-a ao fundo do poço.

Rebecca, ou Becky Bloom, tem visões com manequins seduzindo-a para comprar roupas, precisa se esconder dos credores e não consegue saldar a conta de seus cartões de créditos. Após uma cobrança de dívida transmitida pela televisão em rede nacional, o que lhe causará a perda do emprego e do namorado, ela decide mudar de postura. Ao pregar o desapego material e o consumo consciente, a heroína conseguirá dar a volta por cima.

Se o mercado de consumo em questão fosse o brasileiro, Bloom, como consumidora inadimplente, jamais seria exposta ao ridículo, nem seria submetida a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça sob pena de detenção e multa. Isso porque, no Brasil,o consumidores estão protegidos pela Lei n. 8.078 ou Código de Defesa do Consumidor.

Para finalizar é importante que se diga que comprar é algo importante para a economia, pois move os negócios, gera empregos e faz a sociedade prosperar. Entretanto, o ideal é que esta compra seja consciente, planejada e coerente, incapaz de gerar problemas futuros, seja no bolso ou no pensamento. Que o exemplo de Becky sirva de lição.

Um comentário:

  1. Mafalda sempre com resumos esclarecedores e maravilhosamente escritos! Parabéns.

    ResponderExcluir